Como a música viaja – The Evolution of Western Dance Music

A dança é um exercício cada vez mais praticado nos dias de hoje. Muitas pessoas gostam de dançar e ser divertem dançando os mais diversos ritmos, que não são poucos, cada um dentro de seu estilo musical. Hoje em dia, temos muitos gêneros musicais com as danças mais variadas, mas aonde será que esses gêneros começaram?

É sobre isso que a visualização The Evolution of Western Dance Music vai tratar. Fazendo uso de cores, elementos geométricos e setas, a visualização explica de forma simples e objetiva, fazendo uso de uma animação, aonde os diversos gêneros musicais surgiram e como se desenvolveram, transitando entre os lugares e dando origem à novos gêneros que são conhecidos hoje em dia.

A visualização se organiza de forma clara. Inicialmente, temos alguns lugares do globo organizados em círculos, formando conjuntos e uma linha do tempo que apresenta alguns anos.
01
Ao darmos play na animação, o cursor na linha do tempo começa a se mover, transitando pelos anos e a medida que vai avançando, o espaço antes em branco vai sendo preenchido por gêneros musicais que se interligam por meio de setas.
02
Para os ritmos tidos como principais, são utilizadas as cores mais fortes e para os ritmos menores é utilizado o branco. Ambos facilitam a visualização mas a utilização do branco em todos os ritmos menores acaba por prejudicar um pouco o entendimento.
03
É possível também mover o cursor dentro da linha do tempo para selecionar uma determinada década e ver como os ritmos estavam se comportando na mesma. Em geral a visualização é bem pouco interativa e sua pesquisa bem limitada, mas ela apresenta uma ideia interessante para o mapeamento dos ritmos musicais dentro do lugares. A utilização das cores e do branco sobre o preto facilita a localização de alguns ritmos, embora outros sejam difíceis de localizar quando a visualização está completa.