Cartograma eleitoral
Nos Estados Unidos, a eleição presidencial não é algo tão simples de entender. Lá o voto não é direto para o candidato. Votam-se em delegados que anteriormente são escolhidos pelos partidos. Além dessa escolha indireta, cada estado tem uma forma de contar seus votos. Por isso conhecer os dados das eleições por cada estado é muito importante para os norte-americanos.
Sendo assim, nada como um visualização de dados que deixe claro essas informações. No site Washington Post, temos essas visualizações feitas para as eleições de 2016. Além do gráfico de barras que pode ser visto numa parte do post, vemos um cartograma de quadrados, simulando ainda o contorno do mapa dos EUA, lembrando de longe uma tabela periódica.
Nesta forma de representação, por ter todos os estados com mesma área, os resultados podem ser comparados com maior fidelidade, pois o estado onde um presidente ganha, vale como um voto final.
Cartogramas como esse traz algumas dificuldades como preservar a vizinhança entre os estados e manter nas bordas os que possuem litorais. Mas neste caso o uso desse tipo de representação atende ao objetivo da visualização que é mostrar cada estado com igual importância, e juntos somam uma área proporcional ao dado mostrado.