Burak Arikan e visualização de bases de dado complexas
Burak Arikan é um artista nova-iorquino natural de Istambul que trabalha compreendendo redes complexas e produzindo suas respectivas visualizações. Ele usa questões sociais, políticas e econômicas que, ao serem processadas por um maquinário abstrato, geram mapas de relacionamentos, interfaces algorítmicas, performances e até previsões de gastos pessoais.
Em 2008, Burak Arikan realizou um dos seus trabalhos de mais repercussão, o MYPOCKET (meu bolso em inglês). O trabalho consistia em exibir um histórico de despesas pessoais, a partir de evidências físicas e virtuais, a visualização de uma base de dados e um algorítimo que apontava a probabilidade de recorrência de cada gasto. A instalação continha arquivos de todas as suas interações econômicas, tornando públicas sua situação financeira pessoal e previsões. Seus recibos também foram expostos e cada recibo que apontava, segundo o algorítimo, uma probabilidade de recorrência de gasto, foi marcado com a porcentagem de tal de recorrência.
Continuando a explorar a visualização de bases de dado complexas, Arikan realizou trabalhos como ARTER “Second Exhibition”(mapa sobre artistas que fizeram colaborações ou exibiram juntos), Higher Education Industrial Complex (relações de importância entre universidades privadas e corporações e instituições, na Turquia) e TENSE (um software que desenha contrações e expansões de um sistema em rede).
Outro trabalho de grande repercussão foi finalizado em 2011, o Becoming Istambul Concept Network, que explora a Istambul contemporânea através de uma base de dados de mais de 400 tipos de mídia. Composta por uma atualizada coleção de vídeos de artistas, séries fotográficas, documentários, notícias, cartoons e projetos arquitetônicos, a base de dados é organizada de acordo com 80 conceitos que sintetizam discursos típicos ou que sugerem novos pontos de vista acerca da cidade. Deste projeto nasceu um livro (que também contem o trabalho Tracing Istambul (from the air)), o próprio banco de dados Becoming Instambul e um vídeo (abaixo) relacionando os conceitos (em turco e inglês) ao tempo.
Seu último projeto, Cartographies of Power, analisa a distribuição de poder e acesso a informação baseado em mapas, governos e história do Brazil. Este trabalho teve início em Setembro de 2014 na Bienal de São Paulo, onde, junto com Erick Beltran e em forma de Workshop, o artista mostrou ao público seu modo de pesquisa e de produçao.
Para saber sobre outros trabalhos já realizados e projetos do artista, sua página oficial é http://burak-arikan.com/