Baseado em uma história real?
Se ouvimos com frequência que “a vida imita a arte”, também não é raro ver a sétima arte imitando a vida. Grande é o número de filmes que reproduzem nas telonas e telinhas histórias que realmente aconteceram e muitos são os seus fãs. Você já se perguntou, porém, o quão fiel à realidade são os filmes “baseados em fatos reais”?
É a essa pergunta que o projeto Information is Beautiful – ainda em desenvolvimento – busca responder com a visualização interativa “Based on a True True Story?”. Nela, é possível explorar, cena por cena, a veracidade de 10 grandes filmes de Hollywood que basearam seus roteiros em histórias reais, dentre eles os premiados “Spotlight”, “Lobo de Wall Street” e “O discurso do rei”.
A visualização consiste na listagem dos filmes acompanhados pelo seu percentual de fidelidade ao real. Abaixo de cada título, uma barra colorida representa a divisão do longa em cenas. A largura de cada faixa representa a duração da cena a qual corresponde e sua cor assume a classificação que a cena recebeu, podendo esta ser falsa, “quase-falsa”, “quase-verdadeira”, verdadeira e desconhecido. É interessante notar que existem duas paletas de cores disponíveis para esta divisão.
A visualização também permite selecionar o nível de rigidez com a qual as cenas serão classificadas. Em um menu superior, é possível escolher entre uma opção flexível, uma que tolera licenças dramáticas e a terceira, que admite apenas a verdade absoluta. De acordo com a opção selecionada, as cenas irão assumir diferentes categorias. Além disso, o usuário pode também ordenar os títulos alfabeticamente, por quão fieis são à realidade ou ainda pela data em que foram lançados.
Clicando nos títulos, é possível explorar individualmente cada um dos filmes e ter ainda mais detalhes sobre a análise de suas cenas. Nesta visualização, ao clicar ou passar o mouse sobre uma faixa, o usuário tem acesso a um frame da cena selecionada, sua descrição e ainda à comparação de seu roteiro com os acontecimentos que o inspiraram. Em um menu superior, ele pode optar exclusivamente a categoria de cenas que deseja visualizar, assim como por um, dentre os três formatos disponíveis de visualização. O botão “Summary” oferece ainda uma breve avaliação sobre a adaptação da obra à realidade.
Confira abaixo os diferentes formatos da visualização.