Autorretrato em dados de Felipe Cama

O artista brasileiro Felipe Cama expõe sua produção artística desde 2005, utilizando como método, principalmente, arte digital.
Em 2012 o artista expôs seu trabalho que, na verdade, começou anos antes através da coleta de dados para a construção de sua obra “Autorretratos estatísticos“, na qual Felipe apresenta seu trabalho como lifelogger.

A série de quadros apresenta a transmutação de dados simples, como o tempo gasto com a filha, para obras de arte. Os quadros não apresentam números,nem sequer aparentam querer apresentar os dados com intuito informativo. Eles não são nada além de abstrações dos costumes e da mania de coleta de dados que Cama possui.

Felipe-Cama_Tempo-com-filha-2012_Acrylic-on-canvas_150-x-90-cm-342x570
A obra acima apresenta o tempo gasto com sua filha (“Tempo com filha”) no período de cinco meses.

Em outra situação ele coletou por todo o ano de 2011, todos os dias, seu estado de humor. Depois o traduziu o que registrou em imagem.

“estados de humor”

Já no quadro “hemograma completo”, ele cria uma situação de comparação entre seus exames de sangue, utilizando dados coletados desde 2005.

O título que Cama dá as sua série de obras de lifelog aponta mais uma característica da técnica, afinal, retratar um indivíduo em dados e depois traduzir esses dados a uma abstração imagética não deixa de ser uma forma de autorretrato.

Confira outros quadros da série:

“coincidências”, 2012.

“procedências”, 2012.

“trilhas (81-120)”, 2012.Sorry! LabVis’ blog posts are not available in English language. Check out our portfolio in Projects to know our work in English.