As cidades mais violentas do mundo
A revista The Economist publicou um infográfico mostrando as 50 cidades mais violentas do mundo. De acordo com o texto da matéria, a violência nessas cidades deve-se sobretudo ao tráfico e ao consumo de cocaína somados aos conflitos entre gangues, corrupção e à ausência de instituições públicas fortes.
Nesse contexto, a América Latina, com oito dentre os dez países onde há mais homicídios, coloca-se como a região sem guerra mais violenta do planeta. De fora da América Latina, apenas Estados Unidos e África do Sul.
Pelo tamanho da sua população, o Brasil apresenta-se com destaque no centro da lista. Além de ser o segundo maior consumidor de cocaína, metade das cidades do ranking pertencem ao país. Nos últimos anos, o país apresentou uma migração da violência. Cidades menores, como Marabá, viveram em um ano um aumento de 20% no número de homicídios enquanto em São Paulo a queda foi de 55%.
Como o infográfico apresenta as cidades mais violentas
O infográfico “The world’s most dangerous cities” permite diferentes análises. Para começar, na coluna da esquerda há um mini gráfico que mostra a variação entre os anos 2005 e 2016 na taxa de homicídios dos dez países destacados. O tamanho do círculo indica o número total de homicídios de uma determinada cidade e o seu posicionamento no eixo horizontal o número de homicídios por 100.000 pessoas. Este último pode ser comparado com a taxa nacional. As cores são empregadas para separar os continentes e o emprego da transparência permite a sobreposição de diversos círculos (cidades).