A probabilidade dos anos que nos restam

A expectativa de vida é uma probabilidade retirada de uma amostra. Uma janela que abrangeu um número de pessoas, com determinadas características, que já passaram dessa para uma melhor. Esses números retirados desta janela podem ser altos e parecer precisos, mas nada é tão preciso na vida. Por conta disso, o visualizador de dados Nathan Yau produziu um gráfico interativo sobre a expectativa de vida de quem está interagindo.

A probabilidade varia bastante de acordo com sua idade e seu gênero, fazendo com que o usuário absorva a informação com o interesse de estar colocando seus dados, mesmo que apenas gênero e idade. A possibilidade de ficar vendo as bolinhas caírem, e torcer para que caia o mais longe possível, é uma das áreas de concentração e interesse.

Os dados do gráfico foram retirados da Social Security Administration. Cada ponto individual representa a possibilidade e quanto mais centenário for a pessoa inserindo os dados, mais preciso é que os pontos se concentrem em apenas uma margem. 

Por exemplo, se você é uma mulher de 50 anos de idade, sua expectativa de vida é mais ou menos 33 anos. No entanto, enquanto a simulação se desenrola, essa única expectativa representa um grande “e se” que varia entre 20 e 49 anos a mais. Então não se preocupe demais e veja que a vida pode ser um mar de probabilidades estatísticas.