A Evolução da Web: linha do tempo interativa da História da internet
A inserção da internet no cotidiano humano foi um choque, uma vez que – diferente de outras mídias, como a TV e o rádio – ela, durante seu período introdução ao grande público, mostrou uma habilidade nunca vista de aprimoramento, evolução, conteúdo de informação aberta e distribuição de conteúdo. É claro que junto destas mutações da mídia – ainda tão pouco explorada – vieram novas tecnologias, de softwares a hardwares, fomos sofisticando nosso gosto pela experiência de navegar na Grande Rede.
O infográfico interativo “A Evolução da Web“, desenvolvido pela equipe do Google Chrome com a agência de design Hyperakt e a Vizzuality, mostra as alterações e nesse grande sistema e o quanto elas afetaram a navegação a partir de duas categorias: Navegadores e tecnologia e Crescimento da web.
A história dos navegadores é contada a partir de evoluções no HTTP (Hypertext Transfer Protocol) que é, basicamente, o que permite seu navegador de ler e re repassar as informações do HTML (HyperText Markup Language, o esqueleto do site) e o CSS (Cascading Style Sheets, a estilização da página) deste de de todos os outros sites que você visita diariamente. Para visualizar informações sobre a história dos navegadores, basta posicionar o cursor sobre a “onda” azul, que navega pelas décadas da linha do tempo de acordo com o lançamento da versão mais recente de determinada ferramenta (que estão dispostas na vertical por “ordem de chegada ao mercado”).
Selecionando uma categoria e a versão, é possível visualizar prints de tela que mostram a interface de daquele produto.
A evolução do conteúdo vai acompanhando o marco de novas tecnologias. O surgimento de variações de telas, melhorias na linguagem de desenvolvimento entre outras características.
E a cara da internet fica complexa.
Na categoria Crescimento da web, é apresentado um gráfico de linha mostrando o crescimento do tráfego de dados e do número de usuários.
A visualização, cujo os dados vêm das fontes colaborativas Wikipedia, CanIUse.com, W3C, HTML5rocks.com e Mozilla Developer Network, é bem antiga – de 2012! – exploratória e permite uma visão interessante da grandiosidade da internet. O quanto não evoluímos nos últimos 4 anos?
Encontre mais informações na página da Hyperakt sobre o projeto.