A Dança das Cores

Com o que o som se parece? Como você pode torná-la visível? Estas foram as duas questões que motivaram a criação do projeto Dancing Colors, do artista Fabian Oefner.

Fisicamente falando, o som é sempre uma vibração, seja o canto de um rouxinol, o som de um piano ou da voz humana. Desloca-se em ondas, pela compressão e rarefação das moléculas de ar. Uma vez que a onda atinge nossos ouvidos, o nosso cérebro a transforma de volta em um ruído, uma melodia.

Mas como transformar este sinal sonoro, a onda, em um sinal visual?

Com um método muito simples, mas eficaz: Apenas colocando-se uma folha fina de plástico em cima da membrana de um alto-falante comum. Foram adicionados então centenas de minúsculos cristais coloridos sobre a folha. Toda vez que um som fosse tocado através do alto-falante, a vibração causada pelo mesmo fará com que os cristais de saltem para cima e para baixo, concebendo estas formas peculiares e números que pode-se ver nas imagens. Dependendo da freqüência, o timbre e volume do tom, os números mudam sua aparência. Então, o sinal sonoro – a onda sonora – se transforma em um sinal visual: As formas que você vê nas imagens de “Dancing Colors”.

O som torna-se visível.

https://vimeo.com/127140376