Data Cuisine- Que gosto têm os dados?

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Você já se perguntou como seria comer uma sopa que seria a representação precisa da média etária, tamanho da população e quantidade de línguas faladas nos EUA e Itália? Ou pirulitos de bolo com granulados que representariam a quantidade exata de usuários do facebook nos emirados árabes?

Data Cuisine é uma pesquisa experimental que busca a representação de dados através da culinária. Uma iniciativa do designer Moritz Stefaner e da organização prozessagenten, ela explora comida como meio de expressão de dados ; ou talvez, diagramas comestíveis.

Através de Workshops, os participantes são estimulados a pesquisar meios de representar dados locais através de características comuns de comidas, como por exemplo cor, textura, forma, cheiro, valor nutricional e origem.

Até o momento foram realizados workshops em Helsinki,Finlândia e em Barcelona, Espanha.Ambos apoiados por instituições de caráter cultural (Sonár na Espanha e Pixelache e Instituto Goethe na Finlândia), contaram com a colaboração de chefs renomados e até com uma impressora de comida! http://robotsingastronomy.com/food-form-1-przemiany-festival-in-warsaw/

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um exemplo da precisão da impressora feito no Festival Przeminay , no Copernicus Science Center em Varsóvia.

Os workshops consistem em quatro dias; duas tardes de pesquisa metodológica e organização de ideias sobre como representar dados com pratos. A segunda parte se passa na cozinha, onde os participantes fazem os primeiros protótipos e testam receitas. Por fim, no ultimo dia são divididos em grupos e preparam seus pratos definitivos. Os workshops terminaram com uma apresentação e degustação de todos os pratos de dados.

E aqui estão alguns dos ” data dishes” produzidos:

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Peixe da Emigração/ Emigration Fish

Samuel Boucher & Jahn Schlosser

Um prato maravilhoso que representa a emigração de jovens de Espanha. A um lado do Dorada frito representa Espanha, em vermelho e amarelo, enquanto que a segunda metade mostra para onde as pessoas espanholas emigram. Cada peça representa em tamanho a quantidade de imigrantes espanhóis que se deslocam para os seis países mais favorecidos, e é preparada de uma forma típica do respectivo país: peixe empanado para o Reino Unido, com um molho de vinho à la Française para a França, cozidos em cerveja e salsa para a Alemanha. O peixe dos Estados Unidos é frito em gordura de bacon, enquanto o peixe equatoriano é preparado como um ceviche. Em sua mente, saborear cada peixe preparado realmente transporta você a esse país.

 

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Cocktail da Felicidade/Happiness Cocktail

Jen Lowe

Um coquetel de camarão personalizado, representando não só o número de seus amigos do Facebook, mas especialmente como muitos deles estão sorrindo em suas fotos de perfil. Mais de arroz significa mais amigos; mais camarão significa amigos mais felizes.
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Xarxes de mel i mató

Wladimir Albuja Burgos

A internet não torna tudo mais doce? Esses pratos representam a quantidade de uso da internet -em mel! Apenas 27,6% das pessoas na faixa etária de 65-74 usam a Internet na Espanha, em contraponto com 99% dos 16-24 anos de idade. Usando uma impressora de comida, um gráfico de rede foi impresso com mel em cima de cada porção de Mató (semelhante ao queijo cottage), representando as porcentagens na quantidade de mel utilizado.Impressora de comida