Tecido infinito
Este projeto foi realizado por Jer Thorp em parceria com sua mãe. O objetivo do projeto que demorou quase um ano para ser criado era criar um tecido de 6 metros tecida a mão através de uma máquina de 16 arreios. Inicialmente o projeto parece não ter nada demais, mais ao se olhar melhor, ao se dar zoom na imagem, percebemos o quão inusitado ele é. O objetivo do projeto era criar um tecido que não possuísse um padrão, ou seja, que tivesse uma estampa em que em nenhum momento houvesse a repetição de um desenho.
Jer Thorp percebeu, ao olhar sua mãe tecer, que as estampas funcionavam em uma espécie de código binário, conhecido como “drawdowns” ( uma espécie de marcação realizada em uma folha quadriculada em que são marcados as áreas onde serão as estampas do tecido – Veja um exemplo aqui), que são responsáveis pela criação dos padrões e das estampas. Para ter uma ideia melhor do funcionamento desses padrões Thorp desenvolveu um software, que pode ser encontrado no site dele, que recria o ato de tecer, que lhe permitiu entender melhor a criação dos desenhos.
O passo seguinte foi um estudo das obras e documentos de Ralph Griswold, um cientista computacional que inventou a linguagem SNOBOL e que no fim de sua vida se dedicou a criar e aprender a matemática envolvida no ato de tecer. O primeiro desenho a ter sucesso saiu da aplicação desses estudos em um papel, que em seguida Thorp criou um simples programa para gerar um exemplo de como ficaria este tecido pronto.
Ao tentar aplicar esse sistema na fabricação do tecido porém Jer percebeu que o sistema inevitavelmente criava uma repetição de padrão em algum momento, não permitindo a criação de uma estampa infinita. Para contornar este problema ele resolveu aplicar ao final de cada geração uma nova geração, de forma que utilizasse um número N para a criação do desenho e usar N+1 para o próximo desenho, porém o segundo desenho possuiria um valor imprevisível. Apesar disso, ao aplicar este princípio o resultado do desenho pareceu não possuir repetições, então Thorp resolveu utilizá-lo para seu projeto. Após essa etapa, Jer entregou o desenho para sua mãe, Diane, para que ela fizesse o tecido a mão.



A versão atual do projeto se encontra em exposição em Nova York, porém, segundo Jer, ele está trabalhando na criação de um segundo tecido, ainda maior que este, que contenha a mesma característica: não possuir repetições.
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