A história cultural da humanidade em uma animação

Desde antes do nascimento do homem, a história vem sido construída. Civilizações nascem, tem seu ápice e morrem, deixando seus legados e culturas, ou simplesmente desaparecendo como se não tivessem sequer existido. Como seria contada a história através do nascimento e da morte de pessoas notáveis e civilizações ao longo dos anos? É isso que a animação de 5 minutos “Charting Culture”  conta.

A animação, feita por um time de historiadores de uma universidade do Texas, usa a database do Google chamada Freebase, listando os dados sobre o nascimento e a morte de 120.000 pessoas notáveis, incluindo desde filósofos gregos até celebridades que foram capazes de deixar suas marcas.

Com esses dados foi criado um pequeno filme que começa em 600 D.C e termina em 2012. O local de nascimento de cada pessoa aparece no mapa como um ponto azul e sua morte como um ponto vermelho, criando correlações que contam sobre as modificações que ocorreram ao longo dos anos em diversos lugares do mundo — a troca de importância entre centros culturais, por exemplo.

A animação apresenta tanto uma visão geral do mundo quando visões localizadas, explicando algumas vezes os eventos que motivaram a aglomeração de pessoas em determinados locais.

 

Sorry, this post is only available in portuguese