Pixel art na moeda norueguesa
A partir de 2017 as notas da Noruega ganharão um novo visual. Proposto pelo Banco Central Norueguês o concurso com o tema “O Mar” teve como vencedores os designs das empresas Snøhetta e The Metric System. A parte frontal das notas da moeda, desenvolvida pelo escritório de design The Metric System, apresenta fotografias relacionadas com a região costeira do país, área muito importante cultural e economicamente para a Noruega. Já a parte traseira, desenvolvida pela Snøhetta é a inovação do design.
As cédulas norueguesas são pioneiras por possuir pixel art em sua composição. A pixel art é um formato de arte digital que se apropria da identidade básica de cada imagem visível em dispositivos eletrônicos e destaca essa característica assumindo os “pontos” que formam absolutamente todas as imagens que sua tela apresenta nesse momento: os pixels. A criação da Snøhetta traz a questão da pixel art, que representa um mundo digital, para o design das novas cédulas.
Assim como na parte frontal da nota o Snøhetta utilizou imagens da costa norueguesa, porém, completamente pixeladas. O nível de “pixelagem” da imagem aumenta junto com o valor monetário da cédula. A ideia é transmitir uma sensação de maior velocidade de circulação para as notas de valor elevado, que apresentam as imagens já quase como um borrão. É possível também perceber ondulações nas “tarjas” de pixels, elas têm o objetivo de remeter ao movimento do mar e trazer ainda mais essa questão para o visual.
Para mais informações sobre a arte pixelada das notas desenvolvida pelo Snøhetta, clique aqui.
E se você quiser mais detalhes sobre a parte desenvolvida pelo The Metric System o link é este.
O projeto em sua versão definitiva, tal qual circulará na Noruega em 2017 está aqui.