Friend Wheel no Facebook

O facebook é uma rede social famosa e mundialmente utilizada por milhões de pessoas, que adicionam seus amigos, veem as atualizações dos mesmos e postam as suas próprias, interagindo por meio de comentários e “curtidas”, o famoso recurso rápido para expressar concordância com algo postado. Também é possível conversar com as pessoas por meio de chats que são feitos diretamente da página da rede, que trouxe muito dinheiro ao criador Mark Zukkeberg.

 

Dentro desse ambiente, é relativamente comum que pessoas diferentes compartilhem amigos em comum ou que uma pessoa que você nunca antes viu na vida conheça um amigo seu. Foi baseado nessas interações que o desenvolvedor de sites Thomas Fletcher desenvolveu um aplicativo para facebook (Que também pode ser encontrado para o twitter) que mapeia todos os seus amigos e as conexões que existem entre eles, o Friend Wheel

 

 

foto1

Na visualização, todos os amigos de uma determinada pessoa ficam dispostos de modo a formar um círculo e as ligações entre essas pessoas são expressas por linhas retas que saem  de um nome e o conectam a outro. A visualização também trabalha alternando a cor dos nomes e das linhas na extensão do círculos facilitando mais um pouco a compreensão dos dados (embora a organização ainda seja um pouco confusa). Também é permitido ao usuário dar zoom na visualização.

 

foto2

 

Outro recurso, que podia ter sido melhor explorado, que a visualização oferece é ver os amigos de apenas um amigo seu. Basta que se posicione o mouse em cima da bolinha que corresponde à pessoa e a visualização mostra suas relações, respeitando as cores antes utilizadas. O único problema é que não é possível fixar tais relações, portanto, se o mouse deixa de estar sobre a bolinha da pessoa correspondente, a visualização volta à sua forma original.

 

foto3

 

Em geral, a visualização é uma forma divertida e diferente de ver as relações existentes entre as pessoas que você conhece. Ela é simples e fácil de se entender e apesar de apresentar alguns pontos que poderiam ter sido melhor desenvolvidos, serve bem ao seu propósito.