LabVis no VISAP’2024: Ensino da Visualização de Informação por meio do Design Situado

O VIS Art Program (VISAP) é uma conferência em que os pesquisadores de visualização, designers e artistas se reúnem para exibir e discutir trabalhos na interseção de visualização de dados, arte e design. A próxima edição da conferência acontecerá, presencialmente, de 13 a 18 de outubro de 2024, em Tampa, na Flórida. O VISAP é um dos eventos mais conceituados na área de visualização de dados. Por isso, o LABVIS não poderia ficar de fora dessa. Continue lendo para saber mais sobre um dos trabalhos que será apresentado!

Trabalho sobre insegurança alimentar, de Izabour Azevedo e Poliana Luiza. Utilizado como estudo de caso no artigo.

Ensino da Visualização de Informação por meio do Design Situado: Estudos de caso da sala de aula

Por Renata Perim, Regina Reznik e Doris Kosminsky

Nesse artigo, as autoras discutem o design situado por meio da experiência na disciplina de Visualização Criativa de Dados, do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por se tratar de uma universidade pública, gratuita e que possui políticas de ações afirmativas, a UFRJ corrobora para se tornar mais inclusiva com o passar dos anos. 

O artigo explora os conceitos de Conhecimento Situado, de Donna Haraway, de Design Situado, baseado no conceito anterior e de Aprendizado Situado. Fundamentado nesses conteúdos, as autoras propõem um framework para o Aprendizado Situado em Visualização de Informação. A partir disso, explicam a metodologia aplicada, dando ênfase para a importância de integrar o contexto da vida real dos estudantes no processo de criação dos projetos. Um estudo de caso é feito avaliando o processo de criação e resultado final de três trabalhos feitos para a disciplina nos anos de 2023 e 2024.

Por fim, o artigo visa articular conceitos de design situado na prática de visualização de informação e contribuir para o ensino e aprendizado neste campo, particularmente no âmbito do sul global.

Trabalho sobre operações policiais nas regiões do Rio de Janeiro, de Julia Machado de Souza. Utilizado como estudo de caso no artigo.