Um rolé cósmico: do Leme a Netuno

Unindo dados científicos e uma abordagem criativa, um tema tão complexo seria capaz de ser simplificado para uma experiência educativa acessível e cativante.

Quando nos deparamos com os vastos números que representam as em nosso Sistema Solar, é natural nos sentirmos desnorteados e espantados com os números e mais números que surgem. Mas como dimensionar essas distâncias de uma melhor forma? Como tornar tangível algo tão abstrato? Essas foram as questões que levaram a aluna Mariana Amaral a um projeto de exploração e visualização das distâncias cósmicas. O projeto da aluna foi desenvolvido durante a disciplina de Visualização Criativa de Dados em 2023.2 sob orientação da professora Doris Kosminsky

Para garantir a confiabilidade dos dados, recorreram a principal instituição responsável pelo estudo do espaço: a NASA. Munido das informações necessárias, os primeiros passos foram dados nessa jornada de descoberta.

Dados utilizados por Mariana Amaral

A primeira tentativa foi representar graficamente as distâncias, mas ela se deparou com “números inimaginavelmente grandes, muito difíceis de dimensionar” que tornavam essa tarefa desafiadora, porém a origem de uma ideia criativa de explorar e mapear essas distâncias em um local conhecido levou a uma escolha de um local familiar, o próprio Rio de Janeiro e seus pontos turísticos como referência.

Diante de obstáculos como decidir linhas retas ou rotas específicas para o design, optaram por uma abordagem diferente: utilizar uma única rota conhecida. A escolha recaiu sobre a rota do Leme ao Pontal do Recreio, imortalizada na música de Tim Maia. Essa rota ofereceu pontos de referência reconhecíveis e permitiu uma visualização mais clara das distâncias até Netuno.

A rota do Leme ao Pontal foi traçada e os planetas foram posicionados ao longo dela, em ordem de proximidade com a Terra. Com uma mudança de escala, consegui representar visualmente as vastas distâncias do Sistema Solar, tornando-as mais compreensíveis.

O resultado final foi uma ilustração texturada que permite ao leitor explorar as distâncias de forma interativa. Ao observar, é possível perceber as proximidades e distâncias entre a Terra e os planetas, que são representados por pontos conhecidos da cidade carioca.

[ESTE TEXTO FOI ESCRITO POR AMANDA GUERRA.]