A identidade visual do novo coronavírus & outras representações gráficas
O ciclo de webinars “O que o Design pode informar sobre a Covid-19” foi um sucesso. No primeiro encontro virtual, que foi transmitido ao vivo no Youtube no dia 17 de junho de 2020, a professora Doris Kosminsky falou sobre a identidade visual do novo coronavírus e outras possíveis representações gráficas. A mediação da conversa foi realizada pela Professora Júlia Giannella e contou com a participação do público com perguntas e comentários por meio do chat.
Doris contextualizou sua fala explicando que cientistas estão constantemente realizando novas descobertas sobre a Covid-19 e, com isso, novas informações surgem. Dentre essas informações podemos citar dados sobre a disseminação da doença, sobre como se proteger, sobre como o vírus se espalha, sobre como saber se está doente e também questões mais triviais como, por exemplo, lavar as mãos corretamente. Na apresentação, Doris mostrou alguns exemplos da produção de design da informação sobre o novo coronavírus, comentou sobre as simulações de transmissibilidade e sobre a própria imagem do vírus e, também, trouxe diagramas sobre a contaminação. Todos esses exemplos são produtos de design da informação que têm tornado mais fácil a compreensão de detalhes complexos e muitas vezes abstratos da pandemia.
Antes de entrar na discussão sobre as representações atuais do novo coronavírus, Doris relembrou trabalhos marcantes de design da informação na área da saúde. Um desses trabalhos foi o da enfermeira Florence Nightingale, pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações como o famoso diagrama da rosa, também conhecido como digrama polar (Figura 1). Em um segundo momento, a professora trouxe a imagem do que ela chama de identidade visual do coronavírus (Figura 2). Trata-se de uma ilustração médica criada por uma dupla de designers para o Centro de Controle e prevenção de Doenças nos Estados Unidos (em inglês: Centers for Disease Control and Prevention – CDC). Doris fez uma explanação sobre o desenvolvimento desse projeto, revelando detalhes e estratégias de sua produção. Além da imagem do novo vírus, ela analisou websites que tratam das formas de dispersão e contágio a partir de recursos esquemáticos.
Respondendo a uma pergunta da professora Júlia, Doris concluiu falando sobre o papel do designer no enfrentamento da crise despertada pelo novo coronavírus. Ela sustentou que o papel do designer está justamente na medida do quanto que ele pode avançar na simplificação de alguns aspectos da informação para ressaltar outros. É nessa medida que o designer mostra sua excelência. Finalizando o webinar, Doris e Júlia responderam às perguntas dos espectadores.
Este post é apenas um resumo do que foi discutido no webinar. Se você gostou e quer saber mais sobre tudo que rolou, assista ao vídeo completo neste link.