Data is Beautiful – a beleza artística através dos dados

Aqueles que usam as redes sociais conhecem a importância da hashtag (#). Ela se tornou uma ferramenta para compartilhar motes e palavras de ordem com quem não está em seu círculo direto de relacionamento, demonstrando interesses em comum. No grupo de profissionais da Visualização de Dados uma das hashtags mais disseminadas é #dataisbeautiful. Como ela mesma deixa evidente, é um destaque a beleza dos dados quando tomam forma na visualização.

Percebemos nessa oração, Data is Beautiful (Dados são Belos), uma evocação a beleza como função principal da imagem. E essa função estética presente no design vem de sua relação com as artes, podemos ver isso nos dois exemplos a seguir encontrados usando #dataisbeautiful.

O primeiro é o The Poster Boy, um site que vende cartazes com Visualizações dos mais diversos assuntos para serem usados como quadros em seu ambiente. O menino (boy) por trás das obras é o designer e artista James, ele tem como interesse principal as conexões dos personagens de grandes obras literárias como Romeu e Julieta, Os Miseráveis e Orgulho e Preconceito. Veja mais de seu trabalho aqui.

O segundo artista e designer é o cartógrafo argentino Juan Galeano que vive em Barcelona na Espanha. Ele usa mapas com colorações fortes e inspiradas em obras de arte dos grandes nomes da pintura, como Van Gogh, ou em fotografias que ele mesmo faz da natureza ao seu redor. Podemos ver muitas experimentações em suas imagens e é uma grande referência no uso das cores.

É realmente lindo o trabalho desses profissionais e espero que tenha provocado você a encontrar a beleza nos dados.