A day in the Life of Americans: Como os americanos passam seu tempo
A day in the Life of Americans, de Nathan Yau, simula – como seu nome sugere – um dia na vida dos americanos. Para tanto, a visualização, publicada no site Flowing Data, usou os dados do American Time Use Survey de 2014, pesquisa que mede o tempo gasto por milhares de americanos em atividades diárias como trabalhar, dormir, comer, socializar e fazer compras. Yau selecionou uma amostra representativa de 1000 desses indivíduos para desenvolver o modelo de simulação a seguir.
Cada ponto representa um indivíduo e as cores mostram as diferentes atividades que estão exercendo. À medida que as pessoas mudam o que estão fazendo, os pontos se movem de uma atividade para a outra. A hora do dia é exibida no canto superior esquerdo e é ainda possível determinar a velocidade com que ela passa. Mensagens ali aparecem eventualmente para sugerir que momento do dia cada horário representa.
É curioso notar a maior movimentação de pontos na tela em horário cheios. Se, com a velocidade baixa selecionada, de cinco em cinco minutos já é possível perceber um aumento no deslocamento de indivíduos de uma atividade para outra, quando uma hora se completa este comportamento se torna ainda mais visível. Às 5:00 pm (17:00), horário correspondente à saída do trabalho, o fluxo de indivíduos partindo desta atividade para casa ou para uma atividade de lazer torna-se muito intenso.
Entretanto, além da visualização dinâmica, Yau oferece imagens estáticas que registram comportamentos em pequenos intervalos de horas. As linhas traçadas para sinalizar as transições entre atividades tornam ainda mais claro o forte padrão existente nos hábitos cotidianos dos americanos.
De 6:30 às 7:30, por exemplo, é possível notar grande parte dos indivíduos acordando e dando início às suas atividades matutinas, como tomar café da manhã ou fazer sua higiene pessoal.
Entre 10:00 pm (22:00) e meia-noite é hora de descansar. As pessoas partem de atividades de lazer ou cuidados pessoais para a cama.
Outras visualizações relacionadas à vida cotidiana e às atividades as quais dedicamos horas diárias também foram desenvolvidas por Nathan Yau. Alguns exemplos são Most Common Use of Time e Counting the Hours publicadas no mesmo site .