500 Milestones

 

No ano de 2004, a revista Rolling Stone publicou uma lista chamada 500 Greatest Songs of All Time, com as supostas 500 melhores músicas de todos os tempos. A lista foi feita com base nos votos de 174 críticos, músicos e figuras industriais do mundo da música. Na publicação da Rolling Stone, também eram citados o escritor da música, o produtor e a data de lançamento da mesma, bem como a história da música abordada e o álbum no qual aparece pela primeira vez.

Com base nessa lista, o estudante alemão de design, Florian Friesinger, apelidado de  Fritz Frizzante, desenvolveu, utilizando o Processing e o Google Docs, uma visualização aonde procurou recriar essa lista de forma interativa, trabalhando de forma semelhante à lista. Na visualização, é possível selecionar uma música movendo o mouse pelos círculos coloridos cada qual com um parâmetro estabelecido pelo estudante, divididos em, de dentro pra fora respectivamente, ano, origem, gênero e sua colocação na lista. A visualização recebeu o nome de 500 Milestones

  

p1

Selecionada uma música, a visualização exibe, no canto direito os dados disponíveis para a mesma. Sua colocação na lista, seu nome, a banda da música em questão, o álbum da qual faz parte, seu gênero, sua origem e o ano em que foi gravada pela primeira vez.

 

f2

Do lado esquerdo, uma legenda explica de que forma se dá a organização dentro de cada círculo colorido, dentro dos parâmetros utilizados pelo designer.

 

f3

 

Em sua página, o estudante também disponibilizou um vídeo que explica melhor toda a visualização.

 

500 Milestones – interactive data visualization from Fritz_Frizzante on Vimeo.

Via: Fritz Frizzante