Visualize Pi noise: A visualização do número Pi

Visualize _PI_1

VISUALIZE Pi é um projeto criado pela artista Ellie Balk em conjunto com os estudantes da The Green School e o matemático e vice-diretor da escola, Nathan Affield, sendo patrocinado por colaboladores que participam da página Kickstarter.
Este projeto visa criar várias visualizações de PI na cidade de Brooklyn, New York. Uma delas se encontra na esquina da Grant Street com a Graham Ave, que pode até ser vista pelo Google Maps.

O número PI, que é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro, foi tranformado num gráfico linear, lembrando uma onda sonora, sendo a ponta mais alta o número nove e a mais baixa o zero.
Daí, as cores das seções são determinadas pelos pares de números primos (2, 3, 5 e 7), como se vê na tabela desenhada à direita da visualização.

Além dessas foram feitas outras intervenções na cidade com a visualização de PI.

Visualize _PI_5 Visualize _PI_7

Este projeto, envolvendo artistas e estudantes, nos mostra uma ótima didática no ensino da matemática e sua relação com a arte, e apresenta a visualização de dados de forma simples e intuitiva, à vista de qualquer um que ande na Grant Street.

Visualize _PI_4