Visualizando Livros da Biblioteca da Universidade de Columbia

Visualizações de Dados são ferramentas poderosas para a organização de dados extensos e de difícil entendimento. Ultimamente, milhares de visualizações das mais variadas tem surgido, sob os mais diversos temas. Mais que organizar dados, as visualizações são utilizadas para melhorar a compreensão dos mesmos e possibilitar novas conclusões a partir das relações entre eles. Foi pensando nisso que foram criadas as visualizações Catalog, e Crossing Disciplines ambas sobre o acervo da biblioteca da Universidade de Columbia

O objetivo de ambas visualizações era criar uma compreensão da imensidão e grandiosidade do acervo, permitindo a exploração destes mesmos.

A primeira visualização, Catalog, é sobre os livros, organizando-os por meio de círculos coloridos. As cores significam as categorias e a área do círculo corresponde ao número de livros.  Todas as bolinhas são dispostas também em formato de círculo, de dentro para fora, quanto mais próximo ao centro do círculo, mais geral é a categoria e conforme as bolinhas coloridas se aproximam da extremidade, mais específicas estas se tornam.

1

Ao passar o cursor sobre cada bolinha, também é possível saber a frequência com a qual estes livros circulam e sua atividade. É possível também,  alterar a dimensão principal, podendo esta ser a atividade relativa do acervo ou sua circulação.

2

A segunda visualização explora a interdisciplinaridade entre os exemplares do acervo. Nela, novamente os livros estão dispostos em um círculo, agrupados de acordo com as categorias as quais pertencem, estas mesmas dispostas do lado de fora do círculo. Para explorá-la, o usuário tanto pode clicar em uma categoria, descobrindo quantos livros pertencem àquela mesma e quais são estes ou pode simplesmente escolher algum agrupamento de livros (Que pode variar de mais de mil livros até um) e verificar a quais categorias eles pertencem.

4 3

Em alguns dos casos, a visualização exibirá uma listagem de quais são esses livros, permitindo ao usuário acessá-lo diretamente na listagem da biblioteca da universidade, onde pode ter mais informações sobre o mesmo.

5

As visualizações foram criadas por uma colaboração entre o Spatial Information Design Lab  e os desenvolvedores de visualizações Annelie BernerJen Lowe e Derek Watkins.

Via: Visualising DataSorry, this post is only available in portuguese.