Visualizando a eleição presidencial dos EUA

Enquanto todas as cidades do Brasil estão às vésperas das eleições para prefeitos e vereadores, as estadunidenses estão fervilhando a criatividade de seus designers para a votação presidencial que lá ocorre em 6 de Novembro.

Um recente e simples trabalho de visualização mostra em uma página da internet a multifacetada distribuição de votos do sistema eleitoral americano, bem distinta da brasileira. A vaga na Casa Branca é decidida não necessariamente pelo número total de votos, mas pela conquista dos estados com maior quantidade de Delegados — que varia de província para província, assim como seus pesos na eleição nacional. Quem tem mais Delegados ganha a votação.

Com essas características em mente, uma parceria entre o jornal The Guardian e o Real Clear Politics mostra como está a intenção de votos dos ianques e ilustra bem essa disparidade entre estados. De um lado está o democrata Obama segurando alguns balões, e do outro o republicano conservador Romney com tantos outros. A quantidade de balões que cada um possui indica a quantidade de estados em que estão ganhando, assim como sua importância no panorama geral pelo tamanho daqueles. Passando o mouse você pode observar o nome do estado  — repare que sua versão cartográfica em miniatura é exibida neste momento mais abaixo —, sua quantidade de delegados e a porcentagem em que está à frente do outro candidato.

A mesma visualização pode ser acessada por dois domínios, um pelo qual o Obama estaria ganhando e outro em que Romney sairia vitorioso.