Violência contra as mulheres na Europa

Esta é uma visualização de dados interativa que apresenta quatro formatos principais de visualização: mapa, gráfico de barras, detalhe de países e comparações entre países. Podemos visualizar também um formato chamado de “At Glance”, que dá uma visão geral dos principais tópicos da visualização.

São visualizações interativas simples que apresentam uma das faces mais cruéis da realidade contemporânea: a violência contra a mulher.

As questões sobre violência levantadas estão divididas em seis categorias: violência física, sexual ou psicológica; consequências de violência física e sexual; assédio e perseguição; violência na infância; segurança; opiniões, atitudes e prevenção. Essas categorias são apresentadas em um menu de tabela no topo da página, na mesma área basta selecionar qual o formato de visualização desejado. Há também a opção de filtragem dos dados na caixinha cinza na tela.

No filtro de países é possível comprar qualquer país da Europa, o continente todo e um determinado país com todo o continente. Para escolher qual categoria de dados será visualizada, basta escolher no topo da visualização.

viole1
Visão geral do continente europeu em casos de violência física, sexual ou psicológica
viole2
Comparação entre a média europeia e a holandesa

Nos outros formatos, como de mapa, é possível utilizar filtros como idade e nível de escolaridade para visualizar por exemplo, qual o perfil das mulheres mais assediadas e perseguidas de determinados países.

viole3
Visão geral das vítimas de perseguição desde os 15 anos em toda Europa
viole4
Filtro de idade, de 15 a 29 anos

Dentre as outras visualizações disponíveis, encontra-se os dados sobre a violência contra mulher na infância em todo o continente, com os filtros de idade também disponíveis.

viole5

Esta visualização exploratório que apresenta diversas facetas da realidade da mulher na Europa foi desenvolvida pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Ela aborda um tema delicado e sensível em todo mundo. A violência contra mulher é uma triste realidade que deve ser combatida todos os dias, por todos – em grandes e pequenas ações. Uma dessas ações é a conscientização, esta visualização pode – quem sabe – despertar a vontade de diminuir cada vez mais os números que ela apresenta.