Ville Vivante: uma visão dinâmica sobre Geneva

O que é pior: esquecer a identidade em casa ou o celular? Provavelmente muito leitores devem achar uma tragédia esquecer este gadget em casa, e não estamos sós. Os telefones celulares e smartphones são cada vez mais indispensáveis no uso cotidiano. Em muitos países, como no Brasil, o numero desses dispositivos é maior que o número de habitantes.

Todo telefone celular deixa traços digitais, ao interagir com a infra-estrutura móvel, que podem ser detectados. Com base nos dados obtidos da swisscom, dos usuários de telefones celulares da cidade de Geneva, o estúdio de visualização de dados Interactive Things em parceria com a Lift criaram o projeto Ville Vivante, que criou diversas visualizações sobre o fluxo de pessoas da cidade suíça de Geneva.

É interessante observar como se dá o deslocamento de pessoas durante o periodo de um dia. A sensação de movimento, onda e fluidez é impressionante. Com isso dá para ter uma ideia bem legal da logica de deslocamento das pessoas que vivem na cidade.

Alem disso diversos gráficos foram gerados como por exemplo o numero de pessoas que usam o dispositivo durante o dia, sendo possível ver em qual horário se dá o uso mais intenso de dispositivos móveis.

Para mais detalhes, visite a pagina do projeto clicando aqui.

Via @infosthetics