VAIVÉM URBANO: O movimento pendular das pessoas entre as cidades da grande São Paulo

A visualização VAIVÉM URBANO é um trabalho da designer Ana Megda divulgado na seção NUMERALHA, da revista Galileu, com texto de Tiago Mali, e imagem criada em processing por Dimitri Lima. Publicada em 2013, a visualização aborda o deslocamento executado todos os dias por pessoas que estudam ou trabalham entre as cidades da região da grande São Paulo.

base3

Como exemplificado no texto da visualização, o fluxo, denominado movimento pendular, resulta em grandes consequências para a infraestrutura e trânsito das cidades. Para que o leitor entenda a dimensão do impacto, foram utilizados dados relacionados ao número de habitantes, o acréscimo de população, e a parcela de residentes que deixam cada cidade. A visualização também oferece destaques com dados importantes, como o crescimento do número de deslocamentos num período de 10 anos, assim como rankings com cidades que mais “esvaziam” ou “incham”, e os principais destinos dentre as cidades analisadas. No topo da imagem encontra-se uma legenda detalhada que auxilia na leitura da imagem principal.

base2

Em termos gráficos, a visualização principal utiliza um mapa simplificado ao fundo para que o leitor tenha a referência geográfica. Localizados dentro das regiões delineadas, círculos são utilizados para representar volume de pessoas por meio de três formas: a área delimitada pelo círculo pontilhado denota o número de residentes após o movimento de saída, já a quantidade original de residentes é representada pela área azul, enquanto que o excedente está na área cinza da borda. Sendo assim, ao fazer a ligação entre as cidades para representar os deslocamentos, são utilizadas linhas que variam de espessura de acordo com o fluxo de pessoas, e apontam tanto a chegada quanto a saída de pessoas de uma cidade para outra, ao serem conectadas às bordas das áreas cinzas ou azuis nos círculos, com o reforço da alternância de cores em cada extremidade da linha, formando um degradê que aponta a tendência de deslocamento ao leitor.

base1