Uma rosa de "ring roads"

O Rio de Janeiro ainda espera pelo seu rodoanel. São Paulo já tem, assim como diversas outras cidades do mundo. Trata-se de uma rodovia com um traçado que envolve a cidade, daí a idéia do “anel” (ring). A ilustração acima junta vários  “ring roads” sugerindo a figura de uma rosa. Embora exista uma correspondência direta entre a cor na figura e na legenda, não é exatamente fácil localizar o contorno de uma determinada cidade. Mas, à medida em que conseguimos vislumbrar cada contorno individualmente, é interessante comparar os tamanhos de, por exemplo, Viena, ao centro, e Houston, em preto ao fundo.

O infográfico foi realizado por Thumb, escritório de design, sob enconmenda da Rice University School of Architecture, localizada em Houston. (via @datavis).