Uma Breve História das Emoções do Mundo

História, como um campo, é muito boa em rastreamento eventos concretos. Sabemos muito – embora nunca o suficiente – sobre guerras, pragas, celebrações, explorações e revoluções. Sabemos muito menos, no entanto, sobre o teor emocional desses eventos: o sentimento que reforça nossa história.

Há um lugar, no entanto, onde muito do conhecimento é incorporado: Wikipedia. O pesquisador Kalev Leetaru, da Universidade de Illinois na Escola de Biblioteconomia e Ciência da Informação, carregou o conteúdo completo dos artigos da Wikipedia em um programa de computador.

map4

Em seguida ele mapeou esse conteúdo , a identificação de cada local e data indicada nos artigos, bem como as ligações entre eles. Cruzando referências desses fatores com o sentimento positivo ou negativo representado no texto, Leetaru foi capaz de criar a visualização ”sentimento através do tempo”.

Como Leetaru explica:

“Cada local é plotado contra a data referida e cruzado com outra informação quando mencionado com outros locais. O sentimento de referência é expresso de vermelho para verde para refletir mudanças do negativo para o positivo.”

O tom médio de cobertura de cada ano da Wikipedia é estreitamente alinhado a grandes eventos globais, Leetaru comenta, sendo o período mais negativo nos últimos 1.000 anos a Guerra Civil Americana, seguido pela Segunda Guerra Mundial.

map3

Na a maior parte, o projeto é uma visualização de dados impressionante em um mar de visualizações de dados – este também feito ainda mais deslumbrante como um vídeo que sugere movimento através do tempo. Mas também é um bom lembrete dos novos modos de pensar que a mineração e a visualização de dados, como gêneros e práticas, podem incentivar.

Como um tópico para as ciências humanas – ou como um tópico para um texto – o sentimento pode ser frustrantemente difícil de controlar com muita precisão. Claro, podemos ler Pepys, Austen, Franklin e Montaigne, e tentar reconstruir os sentimentos que eles indicam … mas que o trabalho, por todo o seu valor, também seria impreciso e severamente limitado em escopo. Ele não conta para o largo alcance da história.

map1

Abordagem de Leetaru, por outro lado, leva a percepção sumativa de Wikipedia e torna-as em dados. Ela permite dar um novo sentido ao passado – não se concentrando apenas em eventos, mas na forma como as pessoas os viveram.