Travel Times on Commuter Rail – A viagem dos trens urbanos que partem de Manhattan

Esta é uma visualização de dados criada em 2007 por Amanda Cox e Matthew Ericson para o The New York Times. Nela, um mapa mostra os tempos de viagem, em minutos, de Manhattan para as estações no sistema de trens urbanos da região durante a hora do rush. A visualização utiliza uma estrutura ligando pontos que representam estações, tendo como referência ao centro a Penn Station, ou Grand Central Terminal, em Manhattan.

Total

Na base do mapa podemos ver anéis alternados, criando áreas que indicam a distância cruzada em relação a Manhattan. Para cada anel são adicionados mais 15 minutos de viagem para quem parte do centro da circunferência. Sendo assim, a posição e o espaço na visualização são utilizados tanto na distribuição dos pontos em relação ao centro quanto no mapeamento do tempo e distância.

corte

A ordem que os pontos são ligados pelas linhas indica o tempo de viagem levando em conta questões como trens expressos, por isso em algumas situações é possível observar a linha alcançando uma estação posicionada em um raio mais distante de Manhattan e voltando para um ponto com um raio mais próximo. Os tempos de viagem foram baseados em trens partindo de Manhattan entre 16h e 19h em dias de semana, uma média entre os três trens mais rápidos foi usada para capturar o efeito dos trens expressos, os trens locais devem levar significativamente mais tempo. Finalmente, a cor dos pontos indica o quão rápido, em média, o trem viaja para alcançar uma determinada estação.

No topo da visualização à esquerda está uma pequena introdução, com uma legenda detalhada. Na imagem principal são informados os tempos de viagem e os nomes das estações, assim como os 3 sistemas abordados – New Jersey Transit, Long Island Rail Road e Metro-North. No canto direito, a visualização oferece informações comparando índices destes sistemas, como por exemplo, a quantidade de usuários anuais, a quantidade de estações, entre outros.