Tecido infinito

Este projeto foi realizado por Jer Thorp em parceria com sua mãe. O objetivo do projeto que demorou quase um ano para ser criado era criar um tecido de 6 metros tecida a mão através de uma máquina de 16 arreios. Inicialmente o projeto parece não ter nada demais, mais ao se olhar melhor, ao se dar zoom na imagem, percebemos o quão inusitado ele é. O objetivo do projeto era criar um tecido que não possuísse um padrão, ou seja, que tivesse uma estampa em que em nenhum momento houvesse a repetição de um desenho.

Jer Thorp percebeu, ao olhar sua mãe tecer, que as estampas funcionavam em uma espécie de código binário, conhecido como “drawdowns” ( uma espécie de marcação realizada em uma folha quadriculada em que são marcados as áreas onde serão as estampas do tecido – Veja um exemplo aqui), que são responsáveis pela criação dos padrões e das estampas. Para ter uma ideia melhor do funcionamento desses padrões Thorp desenvolveu um software, que pode ser encontrado no site dele, que recria o ato de tecer, que lhe permitiu entender melhor a criação dos desenhos.

6662996851_c8c5bea582

O passo seguinte foi um estudo das obras e documentos de Ralph Griswold, um cientista computacional que inventou a linguagem SNOBOL e que no fim de sua vida se dedicou a criar e aprender a matemática envolvida no ato de tecer. O primeiro desenho a ter sucesso saiu da aplicação desses estudos em um papel, que em seguida Thorp criou um simples programa para gerar um exemplo de como ficaria este tecido pronto.

Screen-Shot-2012-04-08-at-10.39.06-PM-500x339

Ao tentar aplicar esse sistema na fabricação do tecido porém Jer percebeu que o sistema inevitavelmente criava uma repetição de padrão em algum momento, não permitindo a criação de uma estampa infinita. Para contornar este problema ele resolveu aplicar ao final de cada geração uma nova geração, de forma que utilizasse um número N para a criação do desenho e usar N+1 para o próximo desenho, porém o segundo desenho possuiria um valor imprevisível. Apesar disso, ao aplicar este princípio o resultado do desenho pareceu não possuir repetições, então Thorp resolveu utilizá-lo para seu projeto. Após essa etapa, Jer entregou o desenho para sua mãe, Diane, para que ela fizesse o tecido a mão.

6660768683_346364ea08 7039448299_6abffc566f Captura de Tela 2014-12-21 às 19.13.32

A versão atual do projeto se encontra em exposição em Nova York, porém, segundo Jer, ele está trabalhando na criação de um segundo tecido, ainda maior que este, que contenha a mesma característica: não possuir repetições.

InfiniteWeftDetail copy

Clique aqui para ver a FONTE.Sorry, this entry is only available in Portuguese.