Swarm Legacy: Interatividade e Diversão

A interatividade, desde o seu surgimento, foi algo que tem como característica chamar e atrair espectadores, incitar a resposta do usuário e permitir-lhe participar de uma visualização ou de uma aplicação, pedindo-lhe que interaja dentro das condições da mesma. Hoje em dia, a interatividade é utilizada nos mais diversos lugares, de programas de televisão à visualizações de dados, passíveis de alterações feitas pelos usuários.

Foi pensando numa aplicação do conceito de interatividade que o estudante de design alemão Fritz Frizzante  desenvolveu uma aplicação, fazendo uso do Processing, para uma mesa interativa, em que desenvolve um pequeno sistema de ‘predador e caça’, composto por três tipos de “espécies” diferentes: O Swarm Legacy

Segundo o estudante, o objetivo do projeto era essencialmente ser divertido e foi composto de uma parte de pesquisa sobre a forma como os “espécimes” (Também podendo ser interpretados como enxames) se comportavam para que então se fizesse uma adaptação Processing. Na etapa final, foi feito o design da aplicação, o que incluía a diferenciação entre as espécies e a forma como estas se apresentariam.

1

Na aplicação, existem 3 enxames diferentes entre si, os maiores caçam os menores e aqueles que aparecem em maior número expressam os comportamentos naturais de indivíduos em grupo que envolvem se separar, se alinhar e fugir da melhor forma daqueles que os caçam. A aplicação também permite que sejam adicionados obstáculos. É possível também aumentar o número de indivíduos de uma determinada espécie e observar como toda a aplicação se comporta mediante as alterações no ambiente. 3 barras na lateral inferior esquerda controlam o número de indivíduos.

02

03