Coordenadores

Doris Kosminsky

Designer, pesquisadora e professora do curso de Comunicação Visual Design e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do LabVis, é mestre e doutora em design pela PUC-Rio (CV no lattes). Em sua ampla experiência profissional, incluem-se vinte anos trabalhando com design de informação no Departamento de Arte do jornalismo da TV Globo.

Claudio Esperança

Professor Associado da UFRJ – COPPE. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland (1995), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1990). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico. Desenvolve parceria com o LabVis, participando ativamente de projetos e auxiliando os alunos com o desenvolvimento e programação das visualizações.

Pesquisadores

Bárbara Castro

Artista-pesquisadora e designer. Doutoranda em Artes Visuais – Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ, onde defendeu seu título de Mestre em 2013. Trabalhou como pesquisadora trainee no Instituto de Matemática Pura e Aplicada com bolsa do CNPq e como motion designer na TV GLOBO. Já participou de conferências e exposições na França, Dinamarca e no Brasil. No Labvis, Barbara orienta alunos de iniciação científica e cria arte computacional através da programação de visualização de dados.

Mateus Knelsen

Mestrando em Artes Visuais – Poéticas Interdisciplinares pela EBA-UFRJ, formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. Atua como programador, desenvolvedor, designer e artista multimídia.

Colaboradores

Victoria Molgado

Graduanda em Comunicação Visual na UFRJ, atualmente no quinto período. É bolsista PIBIC no LabVis e está na equipe desde novembro de 2014. Atuou no projeto de Lifelog do laboratório desenvolvendo o projeto Somnium.
Suas principais áreas de interesse no design (dentre muitas) são UX, interface, visualização de dados e marketing.

Fabiana Ferreira

Graduanda em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ.

Luiza Teich

Graduanda em Comunicação Visual Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ, é bolsista PIBIAC do LabVis desde fevereiro de 2016. Encontrou no Design de Informação um campo interdisciplinar que reúne diversas de suas paixões dentro e fora do design.

Pedro Reis

Graduando em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ.

Heitor Tomaz

Graduando em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ.

Jeane Badim

Graduanda em Comunicação Visual Design pela UFRJ.

Moises Colares

Graduando em Comunicação Visual Design pela UFRJ.
Suspeita da grande contribuição que o conhecimento em design pode dar à compreensão do grande volume de informações produzido atualmente, principalmente, no Brasil. Se interessa por programação, e prossegue em sua pesquisa afim de comprovar sua suspeita.

Ex-integrantes

Gabriel Lira Nascimento

Estudante do sétimo período de Comunicação Visual Design na Universidade Federal do Rio de Janeiro (CV lattes e portfolio) e cursou por alguns períodos Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense. Encontrou no de design de informação e na visualização de dados um campo de estudo para seus interesses transdiciplinares. Foi bolsista do Labvis por 3 anos, com bolsas PIBIAC, PIBIC e como integrante da equipe de design projeto do BID. Estagiou na empresa de exposições multimídia 32 Bits. Projeto: Visualização da nova realidade brasileira e Energy Database.

Amanda Pereira

Estudante de Comunicação Visual e Design da UFRJ e foi bolsista do LABVIS de Junho de 2013 a agosto de 2015, sendo responsável pelo desenvolvimento de alguns trabalhos como o Experimento interativo sobre a obra de Wassily Kandinsky e 100 anos de dados sobre transtornos mentais no Brasil.

Carolina Couto

Estudante do curso de Comunicação Visual Design na UFRJ (portfolio) e Técnica em informática pelo CEFET/RJ. Tem interesse por webdesign e vê na visualização de dados uma forma de criar pontes entre a programação e o design. Projeto: Experimento Interativo baseado na obra de Beatriz de Milhazes