Revisit – Uma visualização do twitter

Nos dias de hoje, as informações estão percorrendo a web em cada vez menos tempo. As redes sociais se expandem com os mais diversos temas e funcionalidades, envolvendo música, conhecidos, relações de trabalhos e muitos outros. Dentre as novas redes sociais temos o Twitter fenômeno que conquistou rapidamente o mundo com sua proposta de contar o que está acontecendo com pouquíssimos caracteres.

Milhares de tweets envolvendo o mesmo tópico são enviados a cada minuto. Pensando nisso, o designer Moritz Stefaner criou uma visualização que, em tempo real, agrupa todos os tweets que são feitos sobre um determinado tópico, permitindo a visualização do tweet bem como as relações que se estabeleceram a partir dele, na forma de replys e retweets.

Atualmente, a visualização está offline por conta de mudanças drásticas na API do Twitter, que fez com que a visualização tivesse que ser adequada aos novos padrões. Entretanto, em seu site o designer disponibiliza esquemas sobre a visualização.

A visualização, de nome Revisit, alinha todos os tweets que contém os termos que foram procurados em uma linha do tempo. Nela, os tweets que receberam mais atenção, seja por replys ou por retweets vão para o centro da visualização e são mostrados maiores que os outros tweets. Na parte debaixo, ficam listados os horários de cada tweet e na parte de cima o número de tweets que a procura feita retornou, mostrando quantos replys ,quantos retweets e quantos tweets favoritados existem.

00

Quando novos tweets são adicionados à visualização, eles são trazidos para a frente e ficam em destaque. Caso contrário, um tweet aleatório é escolhido. Nessa escolha, dá-se preferência a tweets mais novos ou “mais importantes”. As conexões feitas com esse tweet, sejam replys ou retweets ficam indicadas com conexões coloridas. Tweets relacionados também ficam disponíveis também então pode-se acessá-los e seguir uma “conversação”.

02

Abaixo, segue um vídeo que mostra como a visualização funciona. A visualização mostrada no vídeo foi feita procurando-se por tweets da See5 Conference , que foi quando a visualização foi apresentada publicamente.

revisit see5 from Moritz Stefaner on Vimeo.

Via: Site de Moriz Stefaner