Relações entre startups ao redor do globo

The Startup Universe foi criado por uma das equipes ligadas ao Visually com o objetivo de observar, em detalhes conexões e relações entre startups, investidores e fundadores, mostrando o quanto do universo das empresas do século XXI pode estar interligado.

Para desenvolver essa visualização, foram levantadas três perguntas:

1 – Para onde o dinheiro vai, e quando?
(“Para onde” significa qual startup, seu nível de agregação e em quais categorias)

2- Quais startups fizeram o seu melhor? E quais “rounds” fizeram com que elas fossem bem?

3- Quem fundou mais startups mais bem sucedidas no decorrer dos anos?

Após diversas ideias de interface, os criadores da visualização interativa chegaram uma visualização de network, que permite aos usuários a exploração do labirinto das startups e responde efetivamente as perguntas levantadas.

Na visualização as startups estão agradas em 19 categorias, baseadas nos tipos de serviço ou de produtos que elas fornecem. Essas categorias ficam dispostas num menu horizontal, onde é possível selecionar a empresa através de um menu drodown específico de cada categoria.

tela1

Ao selecionar determinada empresa, a visualização nos leva a uma página que fornece uma visão do valor total investido nela – através de áreas de círculos – e reparte esse valor nas dimensões dos investimentos de cada Venture Capitalist e de seus Fundadores.

tela3

Selecionando um Venture Capitalist, o usuário é encaminhado para uma espécie de linha do tempo que mostra as empresas relacionadas a ele e o valor investido nela – além de selecionar no menu horizontal fixo as categorias com as quais o VC selecionado tem realaçaão. Na página que apresenta os dados individuais do VC, também é possível selecionar um Fondador relacionado com ele.

tela4

Na tela de Fundadores o visual se repete. Apesar disso, é visível a diminuição de startups relacionadas.

startup0

Com o cursos do mouse sobre a área do círculo relacionada a determinado dados categórico (seja um Venture Capitalist ou Fundador), o usuário visualizará linhas que especificam a quem os dados estão ligados.

startup1

É possível ter acesso a um detalhamento do processo da visualização que apresenta desde propostas de estratégia iniciais a diversos esboços, além de uma introdução detalhada aos objetivos da visualização.

Os responsáveis pelo desenvolvimento da visualização são a agência de comunicação Accurat (sendo uma das integranes da equipe a designer Georgia Lupi, já citada no Blog do LabVis) e Ben Willers, que juntos coletaram e trabalharam os dados oriundos da CrunchBase.