Redimensionando Nova Iorque

O projeto criado pelo jornal The New York Times apresenta uma comparação entre a cidade de Nova York de 12 anos atrás e a cidade como está hoje em dia. Redimensionando Nova York mostra as mudanças em relação a criação e evolução dos meios de transporte na cidade, construção e demolição de prédios, praças e áreas de lazer, entre outros, com o objetivo de demostrar como a cidade está constantemente em movimento e como o ambiente vem se modificando para atender as necessidades da sociedade de cada época.

Inicialmente o site trás uma representação 3d do que é a cidade de Nova York hoje em dia. Todos os prédios marcados em vermelho foram construídos ou modificados no decorrer dos 12 anos estudados no projeto. Ao clicar no botão “begin tour” você começará um tour pela cidade observando as modificações ocorridas em cada ponto específico e suas histórias. Ao iniciar o tour o mapa irá se deslocar e focar no local a qual o texto se refere e marcará as construções que sofreram mutações ao longo do tempo.

mapa

A primeira parada é para se notar a explosão imobiliária na cidade. Apesar da crise econômica e dos longos períodos de recessão a área da construção civil em Nova York não parou. Prédios antigos e de pequeno porte deram lugar a grandes arranha-céus para as classes altas de Manhattan. A prefeitura registrou a construção de 40.000 prédios e o censo de 2010 registrou a construção de 170.000 casas em relação ao censo anterior, de 10 anos antes.

centro1 centro 2

centro3

O diretor de planejamento da cidade afirma que 37 por cento da cidade sofreu uma realocação e clama os créditos por este fato por seu projeto que estimulou uma alta densidade demográfica nas áreas próximas a transportes públicos rápidos como o metrô, permitindo uma baixa densidade nos bairros. O mapa abaixo mostra as construções que fizeram parte dessa realocação.

mapa2

foto

foto1

A cada vez maior falta de espaço no asfalto, os longos engarrafamentos e a superlotação nos transportes públicos acabaram levando a população nova-iorquina a buscar novas formas de locomoção levando assim uma atividade que antes era apenas uma forma de recreação a virar um popular meio de transporte: a bicicleta. Por volta de 2013 a cidade já tinha aumentado em 450 milhas o trajeto das ciclovias.

ciclovia

square

square1

A realocação junto a inclusão de serviços nos bairros fez com que houvesse uma diminuição dos índices de pobreza e uma valorização dos imóveis, principalmente os em bairros antes considerados de classes mais baixas. Com isso cresceram os números de investimentos nestes locais, com a construção de novos imóveis e uma descentralização urbana.

suburbio

pepsi

pepsi2

Estes 12 anos foram marcados por grandes empreendimentos. Uma das mais significantes obras foi a construção do estádio Barclays Center, a nova casa do tradicional time nova-iorquino Brooklyn Nets.

predio

predio1

predio2

Uma das metas do governo era modificar a vista do rio Hudson que era um sinônimo de declínio e pessimismo. Através de obras públicas e financiamentos privados foram construídos diversos parques e novos prédios nas margens do rio, criando uma nova linha de luxo e modernidade dando uma nova perspectiva para a cidade.

rio

rio1

rio2

Fonte: New York Times