Visualização de informação para divulgação científica: uma metodologia

A ampliação da divulgação científica é algo estrategicamente desejável no Brasil e o design de informação apresenta-se como um colaborador importante, apesar da carência de estudos acadêmicos sobre as relações entre ambas. Nesse artigo abordamos a criação de um método para o design de visualização de informação voltado para a divulgação científica e que vem sendo aplicado em sala de aula ao longo dos últimos quatro anos no curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os trabalhos produzidos pelos alunos consistiram em infografias animadas de aproximadamente um minuto abordando temas científicos complexos e foram produzidos com a participação direta de professores-cientistas. Os resultados apontam evidencias positivas na utilização do método utilizado, sugerindo um caminho significativo para o seu emprego na prática profissional.