Vizú de Dados, um projeto de interação com Twitter API.

Hoje vamos apresentar a vocês mais um dos trabalhos desenvolvidos dentro do LabVis, Laboratório da Visualidade e Visualização, por Nina Trindade, Paula Fernandes e Renata Zappelli, sob a orientação da Profa. Dra. Doris Kosminsky.

vizu-de-dados

Primeiramente, o Vizú de Dados (como foi gentilmente apelidado) começou a partir da seleção dos dados a serem trabalhados. Nessa fase do projeto, tivemos o diferencial de conhecer o site TIMETRIC. Trata-se de um site internacional que, além de ser gratuito, possui milhares de dados atualizados sobre diversos temas e países!

Como uma das premissas dentro do laboratório é trabalhar com ênfase no Brasil, tendo em vista que o mesmo vem conquistando uma maior projeção internacional, escolhemos o aumento do número de usuários de internet no Brasil por ser um dado que também está em crescimento acentuado.

Sabemos que a internet tem se tornado ao longo dos anos uma ferramenta indispensável no cotidiano da maioria das pessoas, e no contexto brasileiro, isso vem sendo constatado através, entre outras coisas, do crescimento das redes sociais, refletindo principalmente uma maior interação entre as pessoas.

Achamos primordial então abordar a interação com o usuário dentro das redes sociais como um dos focos do nosso trabalho e utilizar como ferramenta uma das maiores redes sociais em crescimento no país e no mundo: o Twitter. Queríamos também desenvolver uma visualização divertida, diferente e inusitada, criando uma nova relação entre os dados de usuários de internet e a própria internet. Todavia, para que tudo isso se realizasse, era igualmente importante aprendermos Processing, uma ferramenta que permite criar algoritmos processando dados em imagem e que, no início do projeto, não possuíamos conhecimento.

A partir daí, partimos para o estudo do Processing e da Twitter API, que é a ferramenta do Twitter voltada para o desenvolvedor. Inicialmente, tínhamos pensado em trabalhar a relação entre o aumento do número de usuários e a quantidade de seguidores que determinado usuário do Twitter teria, mas percebemos que o grande diferencial do Twitter são os famosos Tweets.

Em seguida, criamos uma nova relação entre os Tweets e o aumento do número de usuários de internet. Por se tratar de números muito grandes, optamos pela utilização de uma escala (em milhões) que abordaria os usuários entre 2000 e 2009. Assim, desenvolvemos um sistema de busca por geolocalização e implementamos as coordenadas do Rio de Janeiro com um raio de 150km, para que tivéssemos o retorno apenas de dados em território brasileiro e multiplicamos as buscas para que o número de retorno de tweets fosse igual a escala em anos do número de usuários de internet. Por fim, estipulando a diferenciação dos anos por cor, baseados na coloração das fitinhas do Senhor do Bonfim e adicionamos a interação com o usuário através do campo de pesquisa em que o usuário coloca uma palavra que ele deseja buscar e que gera duas possibilidades de visualização, a randômica e a posicionada.

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Twitter posicionado
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Twitter randômico

Como nosso projeto ainda está em andamento, pretendemos ainda: montar um menu inicial mais completo que permita também a diferenciação por anos, favorecendo a leitura dos tweets e também, o posicionamento do tweet no espaço de acordo com sua geolocalização.

Críticas, sugestões e opiniões são sempre bem-vindas.