O mundo sobre a Terra – satélites que circundam o Globo

O mundo está menor devido a nossa facilidade de comunicação. Comunicação essa que já se limitou a estradas de ferro e cartas transportadas em navios, e que agora chega em milissegundos no envio de uma mensagem por um aplicativo como o Whatsapp. Os satélites que circulam a nossa órbita são o que possibilita tanta facilidade de comunicação, como também ajudam em outras questões como monitoramento do vento e na preservação de florestas.

Quantos satélites são necessários para manter a humanidade no ar? Os números podem ser surpreendentes e variam muito de acordo com alguns questões tratadas na visualização interativa The World Above Us, que mostra todos os satélites que atualmente estão orbitando a Terra.

Os dados são oriundos da Union of Concerned Scientists, atualizados pelo menos uma vez por ano.

A visualização permite que o usuário escolha por qual categoria ele quer agrupar os satélites, que são representados por círculos correspondentes ao seu tamanho, ajustados a uma escala explicada na introdução.

Pressionando a barra do teclado é possível ativar a animação que simula a órbita do satélite. Eles se movimentam por linhas horizontais que cortam a tela, mostrando a distância da Terra.

Com o mouseover abre-se um box, mostrando detalhes sobre o satélite escolhido. Além disso, box com explicações acompanham o trajeto do usuário, explicando termos ou encaminhando para outras páginas.

É interessante visualizar quais os tipos de satélites, onde eles estão localizados e quem pertencem. Essa informação é tão crucial para o contexto histórico da humanidade como também para uma boa compreensão do mundo ao nosso redor.

satelite3