O Blackout da Wikipedia: visualizando a repercussão

A Wikipédia é uma grande rede colaborativa de compartilhamento de conhecimento, que reúne artigos das mais diversas áreas, rivalizando com os tradicionais acervos enciclopédicos, como o britânico. É provável que seja a primeira ( e dos mais preguiçosos, a única) fonte de pesquisa em inúmeros trabalhos escolares, e até mesmo acadêmicos.

Porém diferente de um acervo físico, a Wikipédia pode sair do ar. É que aconteceu hoje, não por uma pane de sistema ou algo dessa natureza, mas como forma de protesto contra a SOPA e a PIPA, os polêmicos projetos de lei em discussão no senado americano, que ameaçam a liberdade da internet.

E apesar de amplamente publicado pela mídia a despeito do dia der hoje ser escolhido para o protestos dos gigantes da tecnologia, como o Yahoo, Google, e a própria Wikipédia, muitos usuários foram pegos de surpresa.

As ferramentas de visualização de twets Revisit e Spot, que nos possibilitam observar comportamentos e repercussões na rede social twitter, foram usadas para visualizar a palavra-chave “wtf wikipedia”. Nelas, é possível ver pessoas que tiveram mais retwites, usando essa expressão, que mostra a surpresa de muitos usuários, e o desespero de alguns que estavam fazendo suas pesquisas escolares justamente hoje e encontram o site fechado*, com uma mensagem de protesto.

*Apenas o site da enciclopédia em inglês se encontra totalmente fechado. Nos outros idiomas, há uma mensagem de alerta, sobre o protesto, mas o serviço continua funcionando normalmente.