Nordkyn e os logos dinâmicos

A logotipia se tornou parte fundamental no sucesso do corporativismo por fixar no imaginário popular uma imagem que representasse (e condensasse) as ideias e serviços de uma determinada empresa, órgão ou estrutura. Visualmente e semanticamente estáticas, seguem uma linguagem herdada ao estabelecer figuras que mantenham uma singularidade patente. Até pouco tempo.

A região ao norte da Noruega, Nordkyn, assim como diversos outros grupos ao redor do globo nos últimos anos, investiu em uma nova marca dinâmica – premiada criação do Neue Design Studio -, que saísse de sua clausura imóvel: baseada no formato hexagonal de um floco de neve, o logo é como se fosse um breve visualizador de dados em forma termômetro dinâmico, com input alimentado por dados atualizados frequentemente. A angulação dos vértices da figura geométrica se modifica, formando uma seta que indica a direção do vento, e as cores se alteram de acordo com a temperatura da região. Os dados regem a cada cinco minutos uma variação da identidade visual. Há, ainda, uma extensa aplicação do sistema de logos no design gráfico, de camisas a papelaria.

É um trabalho que sem dúvida se apropria de seu assunto de modo que provavelmente – e curiosamente – nenhum logo tradicional e estático conseguiria: ele informa em tempo real algo volúvel e multifacetado como o clima, sem que desagregue seu valor representativo. Como sugere Nordkyn e seu lema ‘Where Nature Rules’, aqui a forma ainda segue a função. E em movimento.

via @UnderConsideration