Mood Maps: mudanças de humor em aquarela

Mood Maps, ou Mapas de Estado de Espírito, é um trabalho da artista Erin Hendrington que mistura visualização de dados, lifelog e aquarela. O projeto consistiu em arquivar o estado de espírito da artista de hora em hora durante quatro meses, criar uma linguagem estética a partir de cores e criar a visualização em cima dessas cores, através da aquarela. ”Queria ver os estados de espírito a mudarem, fluírem e transformarem-se uns nos outros, […] as aquarelas misturavam-se, o que não me importou; os estados de espírito, muitas vezes manifestam-se juntos, podemos sentir mais do que uma coisa de cada vez, da mesma forma que o estado de espírito anterior influencia o seguinte”.

O trabalho trás como questionamento para a área de lifelog o uso da máquina, pois “o estado de espírito de uma pessoa ainda é uma coisa muito difícil de colocar sob forma de fatos concretos”. A artista usou a máquina apenas para finalização do Mood Maps, sendo a coleta, a organização e a visualização todos feitos à mão.

2-680x490 4-680x490

Abaixo, um guest post da autoria de Erin Hendrington sobre seu projeto publicado originalmente no Visualoop (em inglês) e um vídeo do Mood Maps em stop motion, também de sua autoria.

O projeto “Mood Maps” foi inspirado, em primeiro lugar, por duas coisas completamente distintas: a obra de Nicholas Felton, cujos relatórios anuais acompanham a sua vida quotidiana, e os anéis de estados de espírito, que eu adorava usar quanto era menina.

Gostei muito da justaposição de informação concreta e fluída; apesar de eu ter registado o meu estado de espírito hora a hora (durante quatro meses!), o estado de espírito de uma pessoa ainda é uma coisa muito difícil de colocar sob forma de fatos concretos, em algo que poderia ser mapeado e lido como uma infografia.

Por isso, eu sabia que queria uma estética de sonho e fluída. Baseando as minhas cores de estados de espírito num gráfico comum de representação de estados de espírito em anéis, pintei os meus de acordo com o meu estado de espírito, tanto numa escala macro (um gráfico de quatro meses), e numa escala micro (um gráfico de um mês e um de um dia).

À medida que ia pintando, as aquarelas misturavam-se, o que não me importou; os estados de espírito, muitas vezes manifestam-se juntos, podemos sentir mais do que uma coisa de cada vez, da mesma forma que o estado de espírito anterior influencia o seguinte. À medida que o intervalo de tempo representado ia ficando maior, as camadas e a complexidade aumentavam; o mapa de um dia é muito simples de decifrar em comparação com o de quatro meses.

Em todos os gráficos escolhi alguns destaques, alguns estados de espírito que ocorreram de repente, ou que eu senti que se destacavam face a outros. Para estes eu indiquei a data e a razão pela qual me senti assim (que eu também tinha gravado).

Depois, quis que o projeto progredisse para mais do que apenas imagens estáticas; Queria ver os estados de espírito a mudarem, fluírem e transformarem-se uns nos outros. Notei tendências globais de como eu me havia sentido nos quatro meses passados – que foram logo após a formatura, uma altura um pouco tumultuosa. Pensei que estas seriam situações com que muitos se poderia relacionar, por isso, demonstrei: “Isto é o aspeto do (inserir o estado de espírito)”. Também foi um exercício de visualização de cores. Os visitantes olham para as cores a transformar-se e relacionam-nas com as situações que apresentei, e talvez até mesmo com as suas próprias situações. Eu escolhi temas para desanimar, estar apaixonado, e tentar recuperar o controlo sobre a vida.

Testei alguns métodos de como criar este efeito, mas acabei por usar um método do tipo stop motion. Pintei muitas mini-pinturas dos estados de espírito mudarem de cor e, depois, misturei-as no After Effects.

Gosto sempre de ver como posso traduzir projetos em coisas novas, por isso espero projetar uma aplicação baseado neste projeto, onde o utilizador regista os seus próprios estados de espírito e é gerada uma animação semelhante à que é mostrada aqui.

3-680x490 1-680x490