Light Creature e a arquitetura interativa

Light Creature é um projeto de arquitetura interativa desenvolvido pelo estúdio Guto Requena, fundado pelo arquiteto de mesmo nome. A obra nasceu da necessidade de reforma da fachada do Hotel WZ Hotel Jardins, em São Paulo, e a inspiração veio da paisagem sonora de seu entorno. A “Criatura de luz”, como foi batizada em inglês, é uma verdadeira ferramenta de automonitoramentoem em meio à paisagem urbana de São Paulo e exibe, em tempo real, dados coletados diretamente do ambiente em que se situa.

Para sua execução, um dia inteiro dos sons da vizinhança foi gravado de dentro do prédio e a curva de áudio produzida foi mapeada em 4 cores que representavam as diferentes intensidades de volume. A seguir, a curva foi digitalmente enrolada ao redor do prédio, a fim de criar uma relação entre as áreas de suas fachadas e os volumes da gravação. De acordo com essa projeção, placas metálicas com as cores correspondentes foram instaladas na fachada do edifício, dando origem a uma visualização de dados de tamanho monumental.

À noite, a Criatura ganha luz e vida. Placas de LED acopladas à fachada criam um jogo de luzes que responde em tempo real aos estímulos sonoros externos. O movimento das luzes é a visualização instantânea da intensidade do áudio de seu entorno. Quanto mais alto o volume à sua volta, mais agitada se torna a criatura. Já as cores que a Criatura assume representam a qualidade do ar da vizinhança. Além disso, é possível interagir com a Criatura través do aplicativo WZ Hotel Luz, onde também se encontra mais dados sobre o ambiente.

Se a criatura está em repouso – com um arranjo luminoso quase estático – e um caminhão passa liberando poluição no ar, sua face será instantaneamente colorida de um intenso vermelho. Quase como uma entidade viva que habita o espaço urbano, as reações da Criatura cria uma relação instantânea de causa-e-efeito – através da qual é possível experimentar atitudes e suas consequências – e gera visualizações de dados em um suporte tão grande e visível quanto um prédio. Aqui, a tecnologia é empregada para traçar um diálogo entre as tecnologias digitais e a vida cotidiana afim de mostrar às pessoas um registro de seus atos diários e para fazê-las refletir sobre seus impactos.