A interatividade de uma visualização persuasiva

A Subaru, empresa do ramo automobilístico, afirma estar comprometida em tornar o mundo um lugar melhor. Em apoio à campanha “Subaru loves the Earth” – que promove a filosofia de “zero aterro” da marca – a companhia lançou em seu site, uma visualização cuja a ideia é simples, mas sua aplicação, diferenciada. Nela, a estrutura interna de uma árvore forma uma linha do tempo interativa com a história da empresa.

A visualização inicial exibe o que parece ser a sessão transversal do caule de uma árvore. Cada um de seus anéis de crescimento representam os anos da trajetória da empresa. Ao clicar em um deles, o anel da árvore se expande e o usuário é levado a explorar os principais acontecimentos daquele ano, dividido pelos meses.

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A interação é feita pelo clique e pelo movimento de arraste do mouse. Dentro de determinado ano, o usuário é convidado a navegar pela tela e descobrir os marcos, prêmios e os feitos da empresa, indicados pelas bolinhas que antes faziam parte do anel da árvore. Ao clicar em uma das chamadas, a matéria completa sobre o assunto é exibida. Uma barra lateral, sempre presente no canto direito da tela, oferece a escolha do nível temporal de navegação que o usuário deseja visualizar.

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Mais do que organizar e expor dados complexos, as interações propostas pelo site convidam o usuário a se envolver na trajetória da Subaru e estabelecem um diálogo entre o indivíduo e a filosofia levantada pela empresa. Uma experiência interativa como esta, que foca nos argumentos da mensagem para validar um discurso, demonstra o poder de persuasão da visualização de dados e suas possibilidades de usos dentro da retórica publicitária.
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