Instalação interativa Rolé pelo Rio Hackeado

A maior parte dos projetos sobre os quais escrevemos no blog são internacionais. É sempre muito bom encontrar conteúdo brasileiro para dividir. Neste caso, o prazer é ainda maior, já que uma das desenvolvedoras, Barbara Castro, é colaboradora do LabVis.

Barbara é cofundadora do Estúdio Ambos, um estúdio de artes, design e tecnologia incubado no Instituto Gênesis (PUC-Rio), que é responsável pela instalação interativa “Hakeando meu Rio”.

A instalação faz parte da exposição “Rolê pelo Rio Hakeado”, que nasceu do projeto Rolé Carioca, do Estúdio M’Baraká. A proposta da exposição é mostrar um Rio de Janeiro contemporâneo, em constante estado de mutação urbana, relacionado com a cultura hacker e suas interferências subversivas no cotidiano.

A exposição está em exibição no Museu do Amanhã, e assim que o evento foi confirmado, a coordenadora do estúdio, Marcela Sabino, entrou em contato com o Ambos, convidando para o desenvolvimento da instalação interativa. Assim, após um processo de geração de ideias, o M’Baraká falou sobre o desejo de uma instalação na qual os cariocas pudessem dizer o que gostariam de ter em seus bairros. Essa possibilidade levou à ideia da criação de um banco de dados cuja interface fossem visualizações interativas.

Uma interface convida os visitantes a escolher o bairro que ama no Rio, e dizer três coisas que gostaria de mudar no seu local escolhido. Depois disso, acessar as visualizações que mostram respostas de todos os participantes.

A instalação conta com uma visualização que apresenta uma visão geral, conectando todos os desejos e os bairros, enfatizando visualmente os bairros mais recorrentes. E outra que trata apenas do bairro selecionado pelo usuário, apresentando os desejos mais recorrentes ligados ao selecionado. Atualmente, o resultado estático encontra-se disponível neste link. Veja alguns recortes:

Em mais de cinco meses de exibição, a plataforma já coletou informações de mais de 14 mil pessoas. Os bairros mais citados são Barra da Tijuca, Copacabana e Tijuca. Desejo por mais festas lidera o ranking nos três bairros mais citados, seguido por “mais opções lazer”, “arte” e “ciclovias”. Veja os resultados no vídeo:

A instalação ficará no Museu do Amanhã do dia 22 de março a 30 de abril. Funcionando de terça a domingo, de 10h às 17h. A entrada custa R$20 (inteira) e R$ 10 (meia). Toda terça-feira, a entrada é gratuita para moradores da cidade.