Hotshot – Visualizando Dados no Basquete

Basquete é um esporte realmente dinâmico e rápido. Cestas saem a todos os instantes e os placares dificilmente se mantém os mesmos por um grande período de tempo.  No Brasil o esporte ganha cada vez mais força, embora não seja tão popular quanto o futebol mas é na China e nos Estados Unidos que se tem uma popularidade maior.

Numa partida de basquete, jogadores fazem várias tentativas de acertar a cesta e inúmeras assistências, que variam de jogador para jogador e de time para a time. Pensando nisso um grupo formado por designers e engenheiros interessados em visualizações de dados e em informações desenvolveu uma visualização interativa sobre partidas de basquete da NBA utilizando dados de APIs do SportsData

A visualização, chamada de Hotshot Chart, permite que o usuário escolha um time a ser analisado e então exibe dois tipos de dados, utilizando dois métodos diferentes. Um a esquerda, que trás todas as assistências que os jogadores da equipe inteira realizaram, organizando-os em círculo e indicando quem foram os auxiliados pelos mesmos e outro a direita, que tratando de um jogador especifico, mostra dentro da quadra, os locais dos quais ele tenta fazer mais cestas e sua taxa de acerto daquela posição.

12

No gráfico à esquerda(O que traz informações sobre as assistências), para expressar as quantidades, utilizam-se setas que são maiores ou menores de acordo com o número de auxílios feitos a determinado jogador. Jogadores que fizeram mais assistências ocupam maior espaço na borda do círculo, aonde estão dispostos os nomes dos jogadores daquela equipe. É possível visualizar as assistências de um jogador só ou do time inteiro.

2 1

Um fato interessante é que as cores utilizadas para o círculo variam de acordo com a equipe escolhida, se selecionamos a equipe Chicago Bulls, por exemplo, o gráfico se torna vermelho e preto, cores utilizadas no uniforme da equipe.

3

No gráfico à direita, é necessário que se escolha um jogador específico da equipe. Feito isso, círculos coloridos são dispostos sobre o desenho de metade de uma quadra de basquete, do centro ao garrafão (Área mais próxima da cesta, aonde os jogadores só podem ficar com a bola por alguns segundos). Quanto maior for o círculo em um determinado local, maior o número de tentativas de arremesso feitas daquele local. O gráfico também calcula a quantidade de acertos, fazendo uso de uma palheta de cores que vai de um azul frio, passando por um amarelo um pouco mais neutro até chegar em um vermelho quente. As cores mais frias simbolizam uma pequena quantidade de cestas feitas daquele ponto e as mais quentes uma quantidade maior.

5 4

Também é possível determinar se os resultados são para jogos feitos em casa, em outros lugares ou para todos os jogos disputados pela equipe escolhida.

6

Uma visualização similar, mas que aborda aspectos da defesa já está sendo desenvolvida pelo grupo que apresenta a visualização em seu site Hotshot Charts em seu site

Via:Information Aesthetics