Global Forest Watch: Florestas em tempo real

“Se uma árvore cai na floresta, mas não há ninguém escutando o som, ela fez algum som?”; dessa maneira começa o vídeo de introdução da visualização interativa Global Florest Watch e a resposta para a pergunta é “sim! Agora sim”.

GFW1
Visão geral do desmatamento ao redor do mundo

Através da utilização de softwares de última geração para a construção do site, unicamente open source, a visualização permite um monitoramento acurado e sofisticado de todas as florestas do mundo.

A plataforma on-line foi desenvolvida pelo grupo Vizzuality em parceria com o World Resources Institute e outros parceiros, gerando mapas on-line das florestas, interativos e atualizados quase em tempo real, através dos ” Global Land Analysis” e “Discovery alerts”. Os usuários podem encontrar áreas protegidas e de conservação, navegar através de key trends, visualizar um país específico ou dados gerais sobre a perda de árvores na semana anterior.

GFW2
Visão geral do Brasil
GFW3
Filtros sobre possíveis informações a serem analisadas sobre um país, como biomas e áreas de preservação
GFW8 GFW7 GFW6 GFW5

O projeto é claramente um grande desafio em todos os aspectos: a massa de dados mutáveis e as necessidades específicas da navegação que um nicho de usuários tão extenso apresentava – questões efetivamente resolvidas com a união de princípios inteligentes de design e boas práticas de programação.

Além de visualização e do site,  o projeto transmite ideais de conexão com os usuários e interessados, desde empresas e governos ao público comum, possibilitando a criação de um perfil no site, a partir do qual pode-se “publicar histórias” ou mesmo dar alertas sobre incêndios ou desmatamento ilegal. Outra característica interessante do projeto é que o código base open source do projeto permite a utilização de qualquer parte da plataforma em aplicações pessoais de terceiros.

Sobre o Brasil a visualização mostra como a massa de desmatamento é muito maior que a de plantio.

GFW6
Perda de árvores
GFW7
Replantio
GFW8
Uma pequena análise sobre a atual situação da Mata Atlântica