FRICKbits – seus dados em arte

“É a sua vida, pegue de volta seus dados e transforme-os em arte”

Registro de atividades recentes. Onde esta foto foi tirada? Com quem você estava? Músicas mais ouvidas. Deseja marcar sua localização? A febre das redes sociais tem tornado nossas vidas cada vez mais públicas e simplificadas. Geramos informações sobre nós o tempo inteiro em que estamos conectados e estamos cada vez mais conectados. Impulsionada pelo frenesi de dados e pela super valorização de seu compartilhamento, a indústria comunicativa tem criado mecanismos de obtenção dos mais variados tipos de dados, mesmo quando se está offline (como câmera-colares automáticas, cintos de localização, relógios que medem informações corporais, etc). O nome dado a esse registro contínuo das atividades de um indivíduo é LIFELOG.

Há diversos sites, aplicativos e dispositivos que coletam dados pessoais e os organizam em infográficos, para facilitar a visualização e a compreensão. Tais infográficos, porém, parecem estabelecer uma relação muito impessoal com seu próprio fornecedor de dados, se apresentando de maneira fria e objetiva, quase clínica. É o que pensa a artista Laurie Frick que descreve sua prática artística como data and self tracking.  Ela questiona exatamente essa atual impessoalidade da relação dos dados com seus donos e propõe um mecanismo de resgate do controle destas informações, para transformá-las em arte. A artista cria quadros e instalações com colagens e montagens de papéis e madeiras abordando os dados para evidenciar o acúmulo, a repetição e o ritmo da vida cotidiana.

Laurie Frick Walking

A partir de sua criação, Laurie Frick está desenvolvendo o aplicativo FRICKbits que reúne dados de localização, velocidade de deslocamento e número de passos para criar visualizações artísticas, com paletas de cores personalizáveis. Ao contrário de aplicativos para prática de esportes, por exemplo, o FRICKbits nao simplifica os dados coletados em um infográfico resumido e direto, os dispõe de maneira complexa e dinâmica, tornando-os obras de arte pessoais, abstratas e significativas.

ae8ce1c76018c2bf48b125a2efc898eb_large[1]

É interessante percebermos o processo de criação visual que atinge resultados visuais similares apesar do contraste entre o trabalho manual da artista e a automatização no desenvolvimento do aplicativo. Em ambos os casos, podemos constatar a beleza da visualização artística de dados.

O aplicativo está em desenvolvimento e pode ser apoiado financeiramente no KickStarter:  https://www.kickstarter.com/projects/lauriefrick/frickbits-your-data-is-now-art-on-your-iphonewalking_week421-600x600Laurie Frick Walking WeekLaurie Frick Walking WeekLaurie Frick Walking Week