Flicker: superfície orgânica e aleatória

Segundo a autora Lúcia Santaella, o homem foi criando ao longo de sua história, máquinas que correspondessem à estrutura de seu pŕoprio corpo. Em seu texto “O Homem e as máquinas”, Santaella define três categorias de máquinas criada pelo ser humano: musculares, sensórias e cerebrais.
Em resumo, as máquinas musculares são aquelas que substituem a força bruta humana (alavanca, catapulta, máquina de costura). As máquinas sensórias são aquelas que amplificam a capacidade dos sentidos humanos, e também podemos chamá-las de aparelhos (máquina fotográfica, aparelho auditivo, telescópio). A máquina cerebral, finalmente, seria o computador.

Existe uma grande analogia entre o computador e a mente humana, e vice-versa. Nele podemos criar e entender processos de raciocínio lógico, ou seja, o pensar.

Uma particularidade dessa máquina cerebral é a sua capacidade pseudoaleatória. Através de um algorítimo, nós podemos deixar a máquina fazer escolhas sozinha, escolhas que para o usuário seriam imprevisíveis a princípio (lembram-se da opção random nos videogames?). Hoje, artistas vem usado esse aspecto imprevisível para criar obras de arte.

Um deles, Jon McCormack, professor do curso Creative Coding, do site Future Learn, desenvolve diversos trabalhos envolvendo arte, biologia e computação. Um desses trabalhos é o “Flicker”, uma experiencia imersiva, que nos leva através de pixels animados, a nos sentir dentro de um organismo vivo, ouvindo seu metabolismo e vendo suas células se locomovendo em um tecido interligado.

Em seu curso e com seu trabalho, Jon MaCormack nos levanta questões sobre essa apocalíptica máquina que criamos, tais como: qual o impacto de buscar criar sistemas orgânicos através da computação?  Qual o impacto de uma “natureza” virtual, artificial, para a natureza, que por definição, é chamada de real? E sobre o processo criativo? Seria legítima a arte criada por um algorítimo? Ou então, surpreendentemente, seria possível que um dia, um robô pudesse apreciar um obra de arte?