O Oriente Médio: Jogadores-chave e relações notáveis

Esta visualização de dados está sendo desenvolvida por David McCandless e o UniversLab como parte do projeto “Knowledge is Beautiful”. Nela podemos observar as principais relações dos “jogadores-chave” na região do Oriente Médio, como são chamados os grupos e países com influência e interesses em determinadas partes do mundo.

geral

Na visualização, as relações são classificadas em “ódio”, “estremecidas”, “boa” e “amor”. No painel no canto direito da tela é possível selecionar os tipos de relações que desejamos ver. A legenda diferencia grupos, regiões e países através da escrita por caixa alta ou baixa, e a cor determina se são predominantemente muçulmanos ou não, e caso sejam, a qual seita pertencem majoritariamente: xiita ou sunita. São utilizados pontos e linhas, que variam de cor e aparência a fim de apontar as diferentes categorias e classificações abordadas, formando uma rede de pontos interativa.

destacada

Os pontos representam países, grupos e regiões, dos quais as posições na visualização tomam como referência parcial a geolocalização. Estes pontos são ligados pelas linhas que indicam as relações compartilhadas por eles. Através da interação por “roll-over”, é possível destacar as relações de um determinado ponto, e através do click, podemos ver as informações de forma isolada e detalhada. O ponto que representa o país, região ou grupo clicado se move para o centro da tela, e passa a ser orbitado pelos países, regiões e grupos com relações apresentadas, ligados ao ponto no centro. Uma pequena descrição fornece informações mais detalhadas sobre o ponto selecionado. A visualização é bem flexível e permite voltar a tela principal com um simples click no fundo da tela. Durante todo esse processo, é possível observar uma pequena animação das linhas durante a interação.

isolada