Dois séculos de imigração – A origem dos imigrantes dos Estados Unidos desde 1820

post1

A visualização de dados pode ser encontrada no site Metrocosm, dedicado a apresentar uma coleção de projetos que analisam a vida através de estatísticas e dados. No post por Max Galka, é possível ter acesso a mais detalhes, imagens e vídeos sobre este trabalho.

O projeto é uma visualização interativa que possui uma animação demonstrando a origem daqueles que imigraram para os Estados Unidos nos últimos séculos. A visualização funciona como um vídeo, e na timeline encontrada na base da visualização, é possível selecionar o ano desejado, dar play ou parar a animação.

post3

A origem dos imigrantes é representada pela cor, que no caso dos países no mapa, varia de intensidade de acordo com o volume de pessoas contabilizado. O fluxo de pontos partindo de cada país em direção aos Estados Unidos aponta a quantidade de imigrantes, cada ponto somando 10000 pessoas. Desta forma, a frequência de pontos na linha é proporcional ao volume de pessoas. No canto esquerdo somos informados sobre o período de tempo que está sendo representado pelos pontos mostrados no instante, assim como o total de migrantes até então e um ranking com os 3 países que mais geraram imigrantes naquele período.

Os dados de imigração utilizados na visualização são do Escritório de Estatísticas de Imigração do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, eles correspondem a pessoas que obtiveram residência legal no país, ou seja, não inclui imigração ilegal ou forçada.